É com imenso orgulho e grande entusiasmo que parabenizamos Pedro Henrique Rodrigues Barbosa, estudante da EE Professora Maria do Carmo Almeida, Amarantina, semifinalista da segunda edição do Programa Passaporte Mineiro do Conhecimento, uma das mais significativas iniciativas de intercâmbio internacional voltada à educação pública em Minas Gerais.
Pedro Henrique Rodrigues Barbosa, estudante da EE Professora Maria do Carmo Almeida, Amarantina
O Governo de Minas divulgou a lista oficial com os estudantes semifinalistas, todos oriundos do 1 ° ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) da rede estadual. A seleção é resultado de um criterioso processo formativo, que incluiu uma trilha de imersão realizada em junho, na cidade de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, reunindo 300 estudantes de 794 escolas estaduais. Dentre os semifinalistas, apenas 90 serão contemplados com bolsas de estudo para cursar o 2º ano do Ensino Médio no exterior. O Programa cobre todas as despesas, incluindo passagens aéreas, emissão de visto, hospedagem, seguro-saúde e ajuda de custo mensal. A ação é executada pela Secretaria de Estado de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA), reforçando o compromisso do Estado com uma educação transformadora, equitativa e global.
A classificação de Pedro nesta etapa do processo evidencia não apenas a sua excelência acadêmica e dedicação, mas também o reflexo de uma trajetória marcada pelo protagonismo e pelo desejo de ultrapassar fronteiras - geográficas e do saber!
Que essa conquista seja apenas o prelúdio de voos ainda mais altos. Seguimos na mais vibrante torcida pela sua chegada à etapa final, certos de que talentos como o seu são capazes de transformar o mundo e que o futuro pertence àqueles que se dedicam com coragem, disciplina e brilho nos olhos. Que essa jornada continue sendo trilhada com propósito e que os horizontes se abram ainda mais amplos.
Receba, portanto, nossos parabéns mais sinceros e o reconhecimento merecido por cada passo dado com comprometimento e visão de futuro.
Por Fernanda Mineiro