O programa tem o objetivo de fomentar o protagonismo juvenil, desenvolver competências e habilidades relacionadas à pesquisa, à Base Nacional Comum Curricular, ao Currículo Referência de Minas Gerais e a Educação das Relações Étnico-Raciais nas escolas.

Na última sexta-feira (25/11), no Grêmio Literário Tristão de Ataíde (GLTA), em Ouro Preto, alunos da Região dos Inconfidentes apresentaram os resultados das pesquisas desenvolvidas no Programa de Iniciação Científica na Educação Básica que fazem parte dos eixos “Núcleo de Pesquisa e Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diáspora” (NUPEAAS) e “Territórios de Iniciação Científica” (TIC).

Participaram da iniciativa as escolas: E.E. Profª Maria do Carmo de Almeida/Amarantina, com o projeto “A mineração e suas consequências no distrito de Amarantina”; E.E. Padre Afonso de Lemos/Cachoeira do Campo, com a iniciação “Análise e interfaces digitais”; E.E. José Leandro/Santa Rita, com o estudo "Revitalização de Nascentes”; e E.E. Cônego Braga/Monsenhor Horta, com a pesquisa “Slam na escola: protagonista e representatividade”.

As pesquisas estão relacionadas a problemas nas comunidades em que os alunos vivem.

O Projeto Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB) é coordenado por um Núcleo Gestor, formado por Coordenação de Temáticas Especiais e Transversalidade Curricular; Diretoria de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais; Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica. Conta com 392 núcleos/escolas participantes, em todo estado. Tem como pilares, trabalhar o protagonismo juvenil, a valorização da docência, o desenvolvimento do pensamento crítico, a melhoria da aprendizagem, a educação das relações étnico-racias e a produção de novos conhecimentos.


 

 

 

 

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