A aluna da EE Professora Maria do Carmo Almeida, no distrito de Amarantina ensina robótica com arduíno e se destaca na área com criações inovadoras

Em plena era da tecnologia, necessário se faz incentivar e fomentar o desenvolvimento dos alunos, em especial para os avanços tecnológicos.

A implantação do Novo Ensino Médio trouxe oportunidades de se trabalhar conteúdos que e práticas experimentais integrativas que enriquecem o currículo do aluno, bem como a valorização do próprio professor.  E é neste cenário integrativo, em prol da Educação Pública de qualidade, em que não basta apenas o olhar do professor, mas também a motivação e autoestima do aluno, o apoio dos demais colegas de trabalho e corpo gestor, que a aluna Lara Rossini, 17 anos, da Escola Estadual Professora Maria do Carmo Almeida em Amarantina encontrou espaço para com materiais simples, desenvolver seus projetos e incentivar seus próprios colegas.

Lara que é aluna da disciplina de tutoria já desenvolveu projetos como uma Mini Estação Meteorológica, um Braço Robótico, um Carrinho de Serviço e uma Trena Eletrônica. “Ressalta se que, a referida disciplina não é engessada para o conteúdo X ou Y, cabendo ao professor usar de sua criatividade e explorar a capacidade do aluno de acordo com sua área de motivação para o mercado do desenvolvimento” – Frisou Dágma Edite de Paula, professora de Práticas comunicativas e criativas.

Visando não parar com as primeiras criações, a aluna Lara, projeta expandir o conhecimento da Plataforma e seu desenvolvimento com outras instituições de ensino, através de oficinas de Robótica com a Plataforma Arduíno de forma a trocar conhecimentos, conhecer novos projetos e ou mesclar ideias mostrando o quanto, os alunos do novo ensino médio têm para ensinar e aprender uns com os outros. Bem como, mostrar que a Robótica está em tudo.

A Robótica tem grande aplicação em diversas áreas, como na área da saúde, produção industrial, até atividades domésticas. No passado a Robótica já tinha visibilidade, robôs e outros equipamentos são utilizados para aumentar a produtividade das empresas e hoje temos a possibilidade de fazer operações à distancia por meio de braços robóticos. Educação de maneira geral deve ser vista como investimento e incentivar o aprendizado de conteúdos tão necessários é oportunizar para o aluno da rede pública oportunidades no futuro.

 Fonte: Com informações da professora Dágma Edite de Paula

 

Trabalhos desenvolvidos por Lara Rossini

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto

Rua Conde de Bobadela, nº 170 - Bairro Centro

Ouro Preto - MG

CEP: 35.400-000

Telefone: (31) 3559-3850