foto: Anne Souza

A solenidade deu início a gestão dos diretores eleitos e escolhidos para a administração das escolas pelos próximos quatro anos.

No dia 2 de janeiro de 2023, foi realizada a cerimônia com a posse dos gestores das 30 escolas estaduais da nossa região, compreendendo as cidades de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto.

O anfitrião do evento foi o Superintendente Fabricio Nepomuceno Bicalho Santos, ele mesmo professor de carreira e ex-diretor da Escola Estadual Daura de Carvalho, no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto. Fabrício deu as boas vindas aos novos diretores, parabenizando-os pela conquista e desejando um produtivo trabalho à frente das escolas, com responsabilidade e também audácia para fazer mudanças positivas.

A cerimônia foi prestigiada pelo Prefeito Ângelo Oswaldo, que enfatizou a colaboração e responsabilidade compartilhada dos municípios e estado na oferta de educação pública de qualidade e para todos. Além dele, participaram também a Secretária Municipal de Educação de Ouro Preto, Deborah Etrusco, a Secretária Municipal de Educação de Itabirito, Iracema Mapa, e o Secretário Municipal de Educação de Diogo de Vasconcelos, José Geraldo Fontes (Zezé). Os três secretários foram receptivos e compartilharam da alegria com os gestores empossados, seus familiares e convidados, enfatizando que as escolas estaduais podem contar com o apoio das Secretarias Municipais para dar continuidade e ampliar a colaboração entre as redes.

Também fizeram parte da mesa de abertura o Vereador Matheus Pacheco, professor engajado na defesa das boas políticas educacionais, bem como Felipe Michel Braga, presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais e assessor na SRE Ouro Preto. Ambos cumprimentaram os gestores escolares e enalteceram sua grande responsabilidade de mudar a vida das crianças e jovens da região, provendo educação de qualidade, orientação e suporte para as equipes das escolas. Assim como os demais, reforçaram que estão à disposição para ajudar a pavimentar e trilhar esse caminho com respeito à legislação, com rigor e com solidariedade.

Na ocasião foram inaugurados os quadros das ex-superintendentes Crovymara Batalha, Iracema Mapa e Raquel Cordeiro, cujas mensagens foram de gratidão e de sucesso para a nova gestão. Os quadros irão compor o painel memorial que reúne as fotos das lideranças da SRE Ouro Preto desde 1968, quando a gestora era Maria Auxiliadora de Melo Malaquias, disponível em frente ao gabinete da Superintendência.

O Gestor escolar Jorge Tadeu foi o orador da cerimônia, trazendo aos colegas a mensagem de que devem defender as escolas, os profissionais e os estudantes a todo custo, que devem ser coerentes e consistentes, pois não cabe denúncia quando não se dá o exemplo. Jorge Tadeu assume pela quinta vez a liderança da Escola Estadual Dom Pedro II, com revigorado compromisso de gerir a escola e seus colaboradores. A gestora Rubia Mara da Silva fez a leitura do compromisso em nome de todos os gestores com a gestão pedagógica, financeira e de pessoal das escolas da regional.

A seguir, lista de gestores e escolas estaduais que foram nomeados para gerir:

MUNICÍPIO

NOME DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO